Na Acislo, empresários cobram investimento do governado no contorno viário leste

Eventos

No final da tarde desta terça-feira (18), no auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, participou de uma conversa com empresários e lideranças lourencianas. Entre os assuntos pautados, destaque para o contorno viário leste, que é um pleito de consenso do empresariado. Além de ouvir as demandas, o governador recebeu um ofício do presidente da Acislo, Marcio Nierotka, que detalha a importância da obra para o município e empresas.

Antes de se posicionar sobre o pleito, Pinho Moreira explicou ao público a situação do governo do Estado. Em resumo, disse que não há dinheiro e que não pode lançar a obra e deixar a dívida para o próximo governo. Contudo, frisou que trabalha em duas alternativas para poder viabilizar os cerca de R$ 14 milhões necessários para o investimento. “O compromisso que eu assumi aqui na associação é que eu voltarei ainda neste ano, provavelmente depois das eleições, para tratar de forma definitiva essa questão”.

Segundo o governador, uma das alternativas seria buscar o recurso via financiamento junto ao BNDES, contudo, ele afirma que há uma questão legal que precisa ser vencida e pode demorar. Segundo ele, há 15 dias estava tudo certo, mas uma interpretação do Tesouro Nacional, que é quem autoriza os financiamentos do Estado junto aos bancos, mudou esse cenário. “Momentaneamente estamos impedidos de contratar com o BNDES. Esse seria o caminho mais rápido”, confessou.

Outra possibilidade seria chegar a um entendimento com o governador que será eleito em outubro para que a obra fosse lançada neste mandato e o pagamento fosse finalizado no outro. Questionado, ele disse que é possível construir esse diálogo com quem quer que seja, pois são R$ 14 milhões e o Estado arrecada hoje em torno de R$ 24 bilhões ano. “É possível, desde que economize numa séries circunstâncias”, adiantou.

Para o presidente da Acislo a presença do governador na reunião permitiu que o empresariado, através da associação, pudesse cobrar o Executivo estadual em relação ao contorno viário leste. “O contorno é uma obra importante para as empresas e toda a comunidade lourenciana”, disse ele lembrando que hoje há um trafego pesado dentro da cidade que dificulta o dia a dia de todos.

Entendimento

Segundo o governador, o primeiro sinal da necessidade do contorno viário leste é o desenvolvimento da cidade. “Eu entendi, pois o prefeito e o secretário me mostraram o trajeto e a importância da obra”. Hoje, segundo o governador, estaria faltando apenas à licença ambiental para a licitação.

Participação

Além dos empresários, o encontro reuniu lideranças como o prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste, Walmor José Pederssetti, presidente do Legislativo, Agustinho Assis Menegatti, vereadores

Data de publicação: 19/09/2018

Eventos