Na Acislo, prefeito de Blumenau apresenta case do município à empresários e lideranças

Palestra

Na noite desta quinta-feira (1˚), no auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), empresários e lideranças da região participaram de uma palestra com o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. O executivo, que cumpre agenda pelo Oeste, falou sobre transparência e gestão como ferramentas para transformar a administração pública e os desafios dos municípios catarinenses para modernização do serviço público.

Durante a sua fala, Bernardes falou sobre ter coragem, tomadas de decisões e definições de prioridades. “Tudo é prioridade, mas na verdade, a prioridade das prioridades é a eficiência da gestão, é a capacidade de fazer mais com menos e cortar o desperdício para que haja mais capacidade de investimento”, defende.

Lembrando que o município de Blumenau já foi reconhecido nacionalmente algumas vezes por ter adotado medidas inovadoras, o Executivo diz que bons exemplos existem tanto na iniciativa privada como na pública.

Sobre a Parceria Público e Privado (PPP), Bernardes defende que é um dos caminhos. Segundo ele, é uma forma das administrações públicas aumentarem as receitas sem que onerem os munícipes com aumento de impostos. “Em Blumenau a gente tem alguns bons exemplos disso. Em 2015, por exemplo, no auge da crise econômica, nós fizemos um novo pavilhão de eventos na Oktoberfest. Esse pavilhão foi feito com 100% de dinheiro privado para um patrimônio que é 100% de dinheiro público. Nós adotamos uma criatividade. A gente fez uma licitação para o direito do uso do nome naquele espaço. A empresa que ganhou construiu o espaço com o direito de batizar o local por um período de seis anos”, exemplifica reforçando que o caminho das PPPs precisa ser cada vez mais aprimorado, com regulação, transparência e segurança jurídica.

No final, questionado pelo público, o prefeito disse que muita coisa pode ser feita com uma boa gestão dos recursos, porém, confessou que nem tudo pode ser feito conforme o planejamento. Ele diz que é preciso tempo, pulso firme e coragem para tomar algumas decisões, mesmo que, em alguns casos, isto custe a popularidade.

Avaliação

De acordo com o presidente da Acislo, Marcio Nierotka, o foco da associação é atender as demandas dos empresários lourencianos e essa aproximação com o poder público é essencial para que seja construído um município melhor. “Trouxemos o prefeito de Blumenau para a associação, pois ele tem um modelo de gestão interessante, com parceria com o setor privado, inclusive premiado nacionalmente”, disse ele frisando que faz parte da missão da Acislo essa mediação.

Nierotka lembra que, apesar do executivo estar na região por uma agenda política, a associação só aprovou a palestra mediante a garantia da assessoria do prefeito que o foco seria o case do município de Blumenau e não tivesse caráter político. “Foi isso que ele expôs”. Na avaliação do presidente da entidade, o evento foi um sucesso, pois o auditório estava lotado, inclusive com empresários de outros municípios da região.

Data de publicação: 02/03/2018

Palestra